Como a Terra de Israel foi Inventada - UCG EBOOKS, #17 - E-book - ePub

Edition en portugais

Note moyenne 
 Shlomo Sand - Como a Terra de Israel foi Inventada - UCG EBOOKS, #17.
Em « Como o Povo Judeu foi Inventado » o autor analisou o mito supra-histórico da existência de um « povo judeu », apurando não haver denominador... Lire la suite
22,49 € E-book - ePub
Vous pouvez lire cet ebook sur les supports de lecture suivants :
Téléchargement immédiat
Dès validation de votre commande
Offrir maintenant
Ou planifier dans votre panier

Résumé

Em « Como o Povo Judeu foi Inventado » o autor analisou o mito supra-histórico da existência de um « povo judeu », apurando não haver denominador étnico, linguístico ou cultural comum às diversas comunidades de judeus. Houve quem contrapropusesse que o elo residia na « Terra de Israel », justificando a colonização sionista e a criação do Estado de Israel com base em razões como a terra dos antepassados, direitos históricos ou aspirações nacionais, ideias que o autor refuta.
Nos termos da Bíblia, o povo é estrangeiro e o que lhe foi prometido foi a « Terra de Canaã », não « de Israel ». A Terra de Israel, só abrange o território do reino setentrional de Israel, não incluindo Jerusalém, Belém ou Hebron. Abraão nasceu na Mesopotâmia, não se demorou e imigrou para o Egito. Moisés nasceu no Egito e ali juntou o povo que encaminhará para a Terra Prometida. As revoltas dos Asmoneus e dos Zelotas, de Bar-Kochba e o suicídio colectivo de Massada não ocorreram na Terra de Israel, mas mais a sul.
O grande « exílio » do séc. I não tem o mínimo fundamento histórico. Terra Santa e expressões similares constituem tardias invenções cristãs e rabínicas, com sentido religioso e não geográfico. Durante milénios, as grandes figuras do judaísmo encararam Jerusalém como o metafísico lugar da redenção messiânica, não um destino terrestre. Assim, no final do século XVIII habitavam na Palestina menos de 5.000 judeus entre 250.000 árabes, muçulmanos e cristãos.
Em 1881, têm início os grandes pogroms na Europa oriental. Até 1918, 2, 5 milhões de judeus abandonam o Império Russo, rumando à Europa central, ocidental, EUA e dando um fundamental impulso ao desenvolvimento dos sionismos alemão e britânico. Theodor Herzl desenvolve a ideia de que também os judeus eram um povo e ansiavam pelo seu Estado, ideia que mereceu pronto e amplo repúdio do judaísmo rabínico.
Na Grã-Bretanha, Lorde Balfour expressa a simpatia do Governo em relação à constituição na Palestina de um « lar nacional » para o povo judaico. Na primeira metade do século XX, a maioria dos judeus não vislumbravam a Palestina como a sua terra, pelo que não consideraram para aí encaminhar-se. Os terríveis golpes que se abateram sobre os judeus e o encerramento das fronteiras do mundo ocidental, impulsionaram a colonização judaica da Palestina e a criação do Estado de Israel.
A custo de muitos anacronismos e manipulações semânticas a terra tornar-se-á na « Terra de Israel » dos grandes nomes do movimento sionista, que sabiam que os autóctones eram muitos, mas não consideravam a sua presença impeditiva da colonização, já que na sua perspectiva o mundo não-europeu era um espaço vazio de presença humana relevante. Para Shlomo Sand, os judeus não dispõem de qualquer prioridade « histórica » sobre a terra que o Estado de Israel hoje domina; a certidão de nascimento da religião judaica não é um título dourado de propriedade nacional à custa dos autóctones.
O autor encara Israel como fait accompli, mas reclama a transformação do Estado judaico num Estado de todos os seus cidadãos, independentemente de etnias ou religião.

Caractéristiques

  • Caractéristiques du format ePub
    • Protection num.
      pas de protection

Avis libraires et clients

Avis audio

Écoutez ce qu'en disent nos libraires !

Souvent acheté ensemble

Vous aimerez aussi

Derniers produits consultés

22,49 €